blog da Raquel Rolnik

Em meio às atuais discussões sobre a questão urbana no Recife, um grupo de arquitetos e cineastas produziu o documentário “Velho Recife Novo”, propondo uma reflexão sobre o espaço público da cidade e seus processos de transformação.

Segue abaixo o vídeo, acompanhado de sinopse:

 

Sinopse: Oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) opinam sobre a noção de espaço público na cidade do Recife e destacam temas como: a história do espaço público na cidade, o efeito dos projetos de grande impacto no espaço urbano, modos de morar recifenses, a relação entre a rua e os edifícios, a qualidade dos espaços públicos, legislação urbana, gestão e políticas públicas e mobilidade.

Realização: Luís Henrique Leal (cineasta), Caio Zatti (cineasta), Cristiano Borba (arquiteto) e Lívia Nóbrega (arquiteta).

Ver o post original

2 Comentários

Arquivado em Efêmeras Divagações

2 Respostas para “

  1. norma7

    Compromisso social e a preservação do existente, antes da construção do novo…. nem pensar! É sempre bom ver viventes tomarem suas ‘posições de centro’, seja num palco italiano, seja em cima de um tamborete e falarem sobre aquilo que (verdadeiramente) conhecem e defendem.
    (Ong:Eu quero nadar no Capibaripe. E você? Pisc*)
    Grata

  2. norma7

    Beto,
    1)Tem um viés tão interessante (político) aí: “o Estado como gestor do projeto particular” que resolvi ver quando a ‘casa’ serenar mais. Repassei o link para um amigo em Olinda. Na certeza de contentá-lo (Bairrista – :) como ele só).Não sei como está hoje dia, mas séculos atrás: um casario mal cuidado, frequentadores ‘duvidosos’ (Meretrício?) e algumas representações ligadas ao Porto. I Projeto é grandiosos.
    2) Imagino o qto és atribulado – não se preocupe!
    3) Já vistes? Como documentário é um luxo visul (é só o trailer) Conteúdo – atinge ao que se propõe? A ver…
    “um dos filmes mais visualmente deslumbrantes da história do cinema“.

    “Samsara se apresenta como uma meditação guiada não-verbal que trasformará os espectadores em todos os países do mundo conforme eles são carregados através da jornada da alma.”
    Grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s