Leonardo Boff

Segundo a Transparência Internacional, o Brasil comparece como um dos países mais corruptos do mundo. Sobre 91 analisados, ocupa o 69% lugar. Aqui ela é histórica, foi naturalizada, vale dizer, considerada com um dado natural, é atacada só posteriormente quando já ocorreu e tiver atingido  muitos milhões de reais e goza de ampla impunidade.

Os dados são estarrecedores: segundo a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) anualmente ela representa 84.5 bilhões de reais. Se esse montante fosse aplicado na saúde subiriam em 89% o número de leitos nos hospitais; se na educação, poder-se-iam abrir 16 milhões de novas vagas nas escolas; se na construção civil,  poder-se-iam construir 1,5 milhões de casas.

Só estes dados denunciam a gravidade do crime contra a sociedade que a corrupção representa. Se vivessem na China muitos corruptos acabariam na forca por crime contra a economia popular. Todos os dias, mais e mais fatos são…

Ver o post original 888 mais palavras

2 Comentários

Arquivado em Efêmeras Divagações

2 Respostas para “

  1. Carlos Dcas

    De um modo geral o texto aparenta ser bom; tem idéias pertinentes. Também está bem escrito. Demonstra inteligência. Mas, nas entrelinhas, entre verdades sobre as nossas mazelas, o eterno comunista de carteirinha, Leonardo Boff,  inocula seu veneno comunista. Com efeito, seguem algumas frases, para confirmar esta percepção:
    ….impõe a dominação do capital sobre o trabalho, criando riqueza com a exploração do trabalhador  ( copiou Marx…)
    …Por isso, o capitalismo é por natureza antidemocrático, pois a democracia supõe uma igualdade básica dos cidadãos e direitos garantidos, aqui violados pela cultura capitalista ( o que é então democrático…o comunismo? )
    …Mas ao invés de se apoiar no poder da sociedade civil e dos movimentos e criar uma nova hegemonia; ( por exemplo, o MST? ; nova hegemonia: só faltou dizer Comunismo/socialismo);

    Ele e o Frei Betto são farinhas do mesmo saco: escrevem bem; apontam diversas verdades; mas não perdem o ranço comunista. Num de seus artigos ( O Globo) bombardeou a blogueira cubana, aquela que já foi presa, proibida de viajar, sensurada, etc, apenas por criticar o regime da Ilha. Por outro lado, amam Fidel e outros ídolos de barro. Criticam o capitalismo como um grande mal e deixam à vista a tatuagem de Marx, que inspirou e ainda inspira regimes cruéis, principalmente para o povo. Por isso, por essa hipocresia, na minha opinião, seus belos textos tornam-se sepulcros caiados.

  2. norma7

    Beto,
    A corrupção brasileira já está beirando o requinte de arte e quem a bem a pratica “è un vero artista” (todos os que ‘escapam’) ou não: Os canastrões (os buchas de canhão). Triste!

    Gosto tanto do L.Boff que ouso me declarar apaixonada pelo seu ‘verbo’ e espero não ter o meu retrato virado para rede (bloqueada) em função da menção do ‘teu passado te condena’ do grande Professor da Igreja – Sto Agostinho. :0) !
    Meu comentário quote:
    É impressionante o tanto que aprendo com o senhor. Hoje, a linda definição s/corrupção de Sto Agostinho, por quem nutro certa antipatia (Vita Brevis – A carta de Floria Emília para Aurélio Agostinho.*) e profunda admiração intelectual. Obrigada por me ensinar sobre Ética mais que compêndios e quase tanto quanto o meu coração. Boa Sorte! unquote

    (*)”Flória Emília amou profundamente Aurel, entregando-se a ele e aos prazeres sensuais em que ele era mestre. Foi sua companheira fiel nas horas difíceis e dele gerou um filho. Doze anos coabitou com ele, embora pertencesse a uma casta inferior e, por isso, fosse malvista pela família de Aurel, sobretudo por sua santa e piedosa mãe. Então, foi abandonada, expulsa de repente, sem nem poder dizer adeus ao amado filho, que nunca mais veria. Mesmo assim, jurou fidelidade eterna a Aurel, a ele que se tornaria exemplo cristão, bispo de Hipona, Padre da Igreja católica e por fim santo – Santo Agostinho. E agora, Flória Emília escreve-lhe esta carta … descrição de “Submarino” )
    Abs, Norma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s