O mundo vai acabar mesmo : produção de cerveja está ameaçada pelo aquecimento global

A revista “New Scientist”  revela que o aquecimento da Terra está reduzindo a quantidade de ácido alpha no “saaz” (variedade delicada de lúpulo usada na produção das cervejas pilsen e lager). A concentração deste ácido é fundamental para a qualidade da cerveja, sendo que o mínimo necessário é de 5% de ácido alpha , para produzir o sabor amargo e encorpado das pilseners.

A descoberta foi feita pelo climatologista da República Tcheca , Martin Mozny. Ele e seus colegas do Czech Hydrometeorological Institute, monitoraram a quantidade de ácido alpha no lúpulo saaz desde 1954. Segundo o estudo, de 1954 a 2006, a redução média anual do ácido tem sido de 0,06%, devido ao aumento da temperatura do planeta.

Especialistas garantem que, apesar de o estudo ter sido feito com um tipo específico de lúpulo, outras espécies localizadas em países como Alemanha e Eslováquia também estão ameaçadas. Na Nova Zelândia e Austrália, segundo o Instituto de Água e Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia, está previsto declínio na produção de cevada nos próximos 30 anos, por causa das secas.

Para não dizer que não falei das flores, o vinho, o chocolate ,as massas e até o arroz também estão ameaçados. Tá no Jornal O Dia e no Eco4u.

Deixe um comentário

Arquivado em Delírio Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s