Beleza indígena em destaque em concurso na aldeia Karitiana

A beleza e a graça de 15 meninas indígenas vão desfilar pela passarela montada na aldeia central do povo Karitiana, a 95 km de Porto Velho (50 km pela BR 364 sentido Guajará Mirim e 45 km pelo ramal Maria Conga), nos dias 21, 22 e 23 de dezembro. É o primeiro concurso do gênero organizado pela Akot Pypin Abnipa, Associação Indígena Karitiana, presidida pela liderança Renato Karitiana.
A disputa para consagrar a mais bela garota indígena será dividida em etapas eliminatórias. Ao longo dos três dias também estão programadas outras atividades como campeonato de futebol e um grande churrasco na final do concurso.
A abertura será no dia 21, às 8h, com desfile das candidatas caracterizadas com roupas tradicionais. As meninas entre 12 e 16 anos, das três aldeias karitianas, serão julgadas por um juri de cinco pessoas formado por representantes da cultura não indígena (2) e indígena (3).
Como se trata da primeira iniciativa, a associação busca apoio dos vários segmentos da sociedade para dar ao evento o merecido destaque. De acordo com Valdenilda Karitiana, que faz parte da comissão organizadora, a ideia é presentear as meninas com kits de maquiagem ou produtos de beleza, por isso solicita aos comerciantes ou instituições que queiram apoiar, para procurar a associação. (telefone *69) 9229-1774).
A comissão organizadora, em nome do presidente eleito, Antenor Karitiana (assumirá em breve), convida toda a população para prestigiar o evento, que representa a valorização da autoestima das meninas indígenas, bem com a difusão da cultura karitiana. “É uma maneira da sociedade conhecer melhor nossa aldeia, nossa cultura, nossa gente”, explicou Renato Karitiana.

Deixe um comentário

Arquivado em Delírio Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s