Mangabeira Unger propõe novo modelo para ensino médio em Rondônia

Uma metodologia para o ensino médio que torne as escolas referência em termos da maneira de ensinar e aprender, que combine ensino geral renovável com ensino técnico renovável, na qual o aluno estude em tempo integral, conciliando a teoria e a prática laboratorial, este é o modelo da nova escola defendida pelo professor Roberto Mangabeira Unger, que se reuniu na manhã desta terça-feira (14), no Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho, com representantes da rede estadual da educação. A intenção, segundo ele, é fugir do modismo pedagógico do chamado “decoreba” para aprofundar nas discussões no ensino geral analítico. O secretário de Estado da Educação (Seduc), Jorge Elarrat, apresentou alguns modelos de gestão para o ensino médio, dentre eles uma escola de ensino médio integral com ênfase no esporte, e outras focando cursos profissionalizantes, tecnologia e acadêmica a exemplo da escola Estadual João Bento da Costa, que é referência em Rondônia e a que mais aprova alunos no vestibular da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Por iniciativa própria, os professores da escola criaram o projeto “Terceirão”, no qual os docentes preparam os alunos do terceiro ano para o vestibular. As aulas preparatórias para o vestibular são ministradas em horários diversos aos do ensino regular.
Para criar um novo modelo de ensino as escolas da rede pública do estado terão que passar uma por reestruturação incluindo laboratórios e qualificação de professores. Na próxima sexta-feira (17), às 10h, no campus da Unir, em Porto Velho, haverá uma nova reunião para definir as metas de trabalho.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s