FestcCineamazônia Itinerante rumo ao Peru


Equipe do Cineamazônia cruza a Balsa de Abunã, em Rondônia Foto: Pisco Del Gaiso

A segunda etapa da itinerância do FestCineamazônia partiu nesta terça-feira (31) rumo ao Peru. A exemplo da Bolívia, quatro cidades peruanas (Puerto Maldonado, Puno, Cuzco e Ibéria) receberão as atividades do evento que já se tornou  oporta-voz dos povos da Floresta Amazônica e rompeu fronteiras d’além-mar, levando nossa cultura e conhecendo outras culturas para constatar que nada é longe em se tratando dos anseios e sonhos da humanidade.

A expectativa é mais que positiva: “tal como aconteceu na Bolívia, onde a receptividade da comunidade foi inesquecível, estamos certos de que no Peru não será diferente, já que temos noticia de que a espera pelo festival é grande”, adianta Jurandir Costa.

Além da mostra de filmes e vídeos, sempre com temas reflexivos diante da relação entre o homem e a natureza, uma atração não menos reflexiva certamente vai despertar o lúdico entre a platéia: o show Silêncio Total – Um Palhaço Está Chegando. Trata-se do Palhaço Xuxu, personagem preferido do ator Luiz Carlos Vasconcelos, cuja experiência no teatro, televisão e cinema está mais do que consolidada. Quem viu o filme Carandiru, por exemplo, constatou o talento do artista que já atuou em vários seriados televisivos e filmes campeões de bilheteria.

Trata-se de uma itinerância especial diante do momento por que vivem os peruanos envolvidos pela escolha do seu novo presidente no próximo domingo. Keiko Fujimori ou Ollanta Humala? As pesquisas têm indicado uma ligeira vantagem para a filha do polêmico ex-presidente Alberto Fujimori. É nesse clima que o FestCine chega em terras peruanas. Um clima político muito quente, mas numa temperatura variando entre dez e abaixo de zero graus. A apreensão da equipe é grande, pelos dois fatores.

Tendo chegado á Brasiléia (AC) na madrugada desta quarta-feira (1/6), a equipe percorreu mais de 700 quilômetros de uma estrada cheia de problemas, acrescidos pela obra de elevação do trecho de Mutum, por conta da inundação de considerável parte da área em decorrência da construção da usina de Jirau. Na manhã desta quarta, o set “invade” o Peru, levando sonho, esperança e muita reflexão.

1 comentário

Arquivado em Ao Norte

Uma resposta para “FestcCineamazônia Itinerante rumo ao Peru

  1. Holaaaaa !!!! Antes que nada quiero agradecer el que te hayas contactado conmigo… intercambiar conocimientos y vivencias con otra cultura es una experiencia única. Gracias a ti , siento ser privilegiada!! Te comento que tus viajes son muy interesantes y constructivos.
    Respecto a la Naturaleza y el Hombre.Creo en el Desarrollo Sustentable. espero que el Mundo entero tome conocimiento y conciencia sobre la magnitud del tema y avance en equilibrio.. Sinceramente mis conocimientos no son extensos, pero mis deseos muy grandes… seguiré en contacto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s