Do Blog do Confúcio : Cultura

” Todo povo ou civilização tem a sua cultura e basta ela para se justificar através dos tempos. Ela pode se apresentar nas suas mais diversas e ricas formas de expressões artísticas. Dias atrás minha filha esteve na cidade do México e chegou impressionada pela riqueza de informações históricas que pode ver em seus vários museus esparramados pela cidade inteira.

Nem falo a Itália, o Egito, a cultura negra que se difundiu no mundo inteiro, tendo como base os países africanos. A arte expressa nas igrejas e catedrais mundo afora. A música, a dança, a religiosidade, as crenças, a poesia, a literatura variada, a arquitetura, a pintura. Não há riqueza e nem pobreza na arte, há simplesmente cultura nas suas formas mais puras e singelas, todas são igualmente importantes.

Na campanha eleitoral me reuni várias vezes com promotores culturais da cidade de Porto Velho, Guajará-Mirim e breves conversas em outras cidades do interior do Estado. Fiquei impressionado com o nível do pessoal que tem feito o seu trabalho e arte com imensa e particular criatividade. Cada um no seu canto, dando o seu jeito, sem participações do governo e escassa presença da iniciativa privada. Anotei tudo. E chegou a hora, neste governo, que brevemente se iniciará de irmos abrindo as portas do Estado para deixar fluir toda a criatividade deste Estado. E o que sei, há uma energia potencial, tal qual as águas do Rio Madeira, que ninguém sabia que tinha nelas tanta energia acumulada. E agora com as usinas a energia caminhará pelos fios para todo o Brasil. Da mesma forma vamos deixar fluir a energia dos artistas rondonienses com leis especiais e incentivos claros e antes de tudo com vontade política de contribuir para o setor. Porque a arte gera dinheiro, emprego e oportunidades para muita gente. “

Deixe um comentário

Arquivado em Do Blog do Confúcio

Deixe um comentário