Cinefotografia : produza vídeos HD

A cinefotografia abre aos fotógrafos um novo panorama: o da produção de imagens em movimento. Esta nova tendência, estimulada pela facilidade de gravação de vídeos por celulares, câmeras fotográficas compactas e full HD, já está sendo explorada na gravação desde simples vídeos para o youtube até filmes publicitários e de seriados norte americanos, mas pode estender-se à área de eventos sociais: agora pode-se filmar um casamento usando a câmera fotográfica! É essa tecnologia que será abordada no curso de cinefotografia do IIF e Toni Martin Gilles, que disponibilizará todo o seu equipamento de produção cinematográfica para mostrar aos alunos o que de mais recente existe nesta área, além de técnicas de captação, linguagens e software de edição. Toni Martin Giles é formado pela Vancouver Film School do Canadá. Trabalha há mais de 15 anos como fotografo e diretor de cena.Vencedor de prêmios de cinema no Brasil, também expôs os seus trabalhos fotográficos em varias partes do mundo. O Curso apresentará as novas tendências, equipamentos e técnicas de produção de vídeo profissional utilizando a câmera 5D Mark II.  Desenvolvido para fotógrafos que desejam ampliar a sua área de trabalho penetrando no universo do vídeo HD e para os videomakers que desejem entender esta nova e poderosa solução de gravação utilizando câmeras fotográficas HD. Desta forma gostaríamos compor o curso com profissionais das duas áreas, possibilitando assim um poderoso intercambio convergente de informações.

Dia 1 – Introdução a cinefotografia, histórico das câmeras DSLR e tendências no mercado internacional e nacional, apresentando o equipamento e exemplos de vídeos produzidos pela Canon Mark II e outras soluções como a Canon 7D, Nikon D 90, Nikon D300S, Panasonic GH1 e DMC – GF1.

Dia 2 – Introdução aos conceitos de cinematografia, pre-produção e produção e pos-produção. Neste dia faremos a preparação de um pequeno roteiro de curta metragem, utilizando um interessante software de pré-produção: Celtx

Dia 3 -Descobrindo o equipamento e suas características, trabalharemos com a 5D Mark II. Aprofundaremos as características técnicas da câmera e acessórios, follow focus, monitor HD externo, som e acessórios, filtros e tripés.

Dia 4 – Gravação em estúdio usando luz continua e set up da câmera, uso de lentes e follow focus. Faremos dois ensaios videográficos com modelos no estúdio. Gravação em ambiente aberto, características e uso de lentes e follow focus.
Cenas cinematográficas, produção de curta metragem, usando dois modelos.

Dia 5 – Montagem cinematografico.

As aulas vão de  17 a 21 de janeiro de 2011,  de segunda a sexta das 9h às 18h. No dia 19 e 20 de janeiro (fase de pré-produção e gravação) esse horario pode ser extendido.
O local é o  IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Rua Eusébio de Paiva, n° 68, Alto da Lapa. O site é http://www.iif.com.br/site/

Deixe um comentário

Arquivado em Efêmeras Divagações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s