Rio acredita num futuro melhor, diz IBOPE

A população do Rio está otimista e apoia as medidas que estão sendo tomadas contra o tráfico de drogas, informa pesquisa do IBOPE Inteligência realizada no período de 27 a 29 de novembro. Foram entrevistadas por telefone 1.000 pessoas residentes no Estado do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Para Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, o estudo confirma de forma irrefutável a aprovação da população do Rio de Janeiro às medidas que estão sendo tomadas, mas revela que o sentimento de segurança não acompanha o mesmo patamar desta aprovação. “É bastante elevada a aprovação e apoio às ações das autoridades, em todas as camadas da população, independente de renda ou escolaridade. Mas é importante atentar que ainda é relativamente baixa a sensação de segurança, demonstrando que a evolução deste sentimento dependerá do desenrolar das ações. Porém, há otimismo com o desfecho desses acontecimentos”, diz Laure.

Aprovação – De acordo com a pesquisa, 88% das pessoas aprovam as medidas tomadas (sendo que 49% aprovam totalmente), outros 7% disseram que nem aprovam e nem desaprovam, enquanto 3% desaprovam.

Segurança – Perguntados quanto à sensação de segurança com as medidas adotadas, 41% sentem-se seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.

Resultado da operação – Quando perguntadas sobre que tipo de lugar o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.

Dificuldade de ir e vir – Sobre a dificuldade de ir ou voltar de trabalho, estudo ou outros compromissos, 69% disseram não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade. Naturalmente, esta proporção é mais elevada na capital.

Capacitação da polícia – A grande maioria confia na capacidade da polícia reprimir a ação dos bandidos: 82% dos entrevistados entendem que ela é capaz (sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz) e 8% dizem não ser capaz.

Forças armadas – Quanto à participação das forças armadas, 93% aprovam a iniciativa (sendo que 70% aprovam totalmente), 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.

Governo Federal – Apenas 11% acham que o Rio está lutando sozinho e 89% percebem o apoio do Governo Federal.

Imagem da cidade – Quando perguntados sobre a imagem do Rio no exterior após a operação, 69% consideram que a imagem será melhor (sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor), 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Copa do Mundo e Olimpíadas – Indagadas quanto à possibilidade dos acontecimentos prejudicarem a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, 54% das pessoas acreditam que será prejudicial (sendo que 18% dizem que prejudicará muito) e 41% confiam que não prejudicará em nada.

Otimismo – Em relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas (sendo que 20% se sentem totalmente otimistas), 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas.

Deixe um comentário

Arquivado em Efêmeras Divagações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s