Porto Velho sediará a 2ª Mostra de Tecnologias Sociais nos dias 29 e 30

Atendendo ao chamado do Ministério da Ciência e Tecnologia para realização de atividades de divulgação científica da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010, com o tema: “Ciência para desenvolvimento sustentável”, a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia realizam nos dias 29 e 30 de novembro a 2ª Mostra de Tecnologias Sociais com o tema “Energias Renováveis Sustentáveis”. A mostra é realizada em 2010 após as eleições para garantir a efetiva participação da sociedade.
Em 2009, foi realizada a 1ª Mostra de Tecnologias Sociais de Porto Velho, quando a Prefeitura Municipal aderiu formalmente à RTS e assumiu papel de articuladora local de organizações de C&T, empreendimentos de economia solidária, poder público, sociedade civil, instituições de ensino, pesquisa e extensão no fomento e popularização destes conhecimentos voltados para a transformação efetiva da sociedade.
Considerando o contexto da cidade de geração de energia a partir da construção de duas usinas hidrelétricas, o tema principal da Mostra, este ano, será “Energias Renováveis Sustentáveis”.O evento acontece com o objetivo de difundir tecnologias sociais e promover a reflexão sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros com sustentabilidade e de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população e reforçar a parceria entre as instituições envolvidas.
“Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social” (conceito utilizado pela Rede de Tecnologias Sociais – RTS).
Espera-se receber cerca de 500 pessoas entre estudantes do ensino fundamental, médio, técnico/tecnológico e superior bem como gestores públicos, pesquisadores,  gestores de empreendimentos de economia solidária e cooperativas.
Com entrada gratuita em toda a programação, a 2ª Mostra acontecerá no campus Porto Velho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO),  localizado à Av. Jorge Teixeira, 3146 – Setor Industrial (antigo CETENE) em Porto Velho.
A programação do primeiro dia, 14h, no auditório do IFRO, contará com mesa redonda sobre energias renováveis e show às 21h 30 com o grupo Minhas Raízes. Já no segundo dia, a 2ª Mostra apresentará a mesa de debate com o tema: “Universidade e tecnologias sociais”. O evento conta ainda com exibição de vídeos clipes com a temática ambiental, mostras em estandes e interatividade com os participantes.
O grupo “Minhas Raízes”, que está gravando o segundo CD, é composto por 25 crianças e adolescentes ribeirinhos da comunidade de Nazaré no baixo rio Madeira e trabalha com a inclusão social a partir da cultura com o diferencial de construção de seus bioinstrumentos, produzidos com o que a natureza descarta.
O participante da Mostra poderá visitar estandes de tecnologias sociais já reconhecidas como Aquecedor Solar de Baixo Custo, Biodiesel com Óleo de Babaçu, Fogão Eficiente, Aproveitamento de óleo como biocombustível, Conexões de Saberes, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Projeto RECA, entre outros. E de experiências de projetos que se reconhecem como TS: Pesca Sustentável; Diagnóstico Etnoambiental participativo; Com.Ciência Florestal; Uso e manejo de plantas medicinais na Amazônia.
O visitante poderá ainda conhecer a Mostra itinerante disponibilizada pela Rede de Tecnologias Sociais – RTS com resumos de tecnologias sociais como o Banco Palmas, Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Populares, Minhocasa, Húmus Sapiens – Sanitário Compostável, Superadobe.
A Mostra receberá, dia 30, a partir das 8h, visitas agendadas de escolas que serão guiadas por uma trupe de atores e as impressões dos alunos e alunas registradas em desenho em atividade facilitada pela Rede de Educação Cidadã. Paralelamente à Mostra acontecerá, no auditório do IFRO, seminário com palestras e mesas redondas.
A fim de minimizar os impactos de emissão de CO² gerados pelo evento serão plantadas árvores em atividade realizada em parceria com o Coletivo jovem pela Sustentabilidade do Meio Ambiente em Rondônia – CJS/RO.
Visando oportunizar aos interessados condições de continuidade de troca de informações sobre tecnologias sociais pós-evento, será realizada a divulgação do Portal da RTS e Espaço Aberto de Conhecimento em espaço de inclusão digital disponibilizado aos participantes.
São parceiros da Mostra a SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT; a Rede de Tecnologias Sociais – RTS; o Instituto Federal de Rondônia; o Projeto Casa Brasil; Programa Conexões de Saberes e a Fundação Rio Madeira.

Deixe um comentário

Arquivado em Efêmeras Divagações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s