Cenas da História – DO-X ,o maior avião do mundo fracassa – trailer

Como anteontem ainda aproveitando o gancho das comemorações sobre Santos Dumont eu postei um Hotelcopter que era “fake” , agora resolvi ir para uma cena verdadeira da história da humanidade. Apelidado de Flugschiff (barco voador), o hidroavião protótipo DO-X fabricado pela Dornier alemã, tinha 30 toneladas e 12 motores.Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.
No dia 2 de novembro de 1930 o Do X partiu do Friedrischshafen na Alemanha para uma excursão mundial que o levaria a Lisboa, Amsterdã, Rio de Janeiro, Miami e Nova York em uma viagem maluca. Em Lisboa um incêndio consumiu uma das asas, que teve que ser praticamente toda refeita. Depois de uma viagem a América do Sul a tripulação ficou nove meses em Nova Iorque onde foram revisados todos os motores. A 24 de maio de 1932 finalmente o Do X chegou a Berlim onde foram saudados como heróis por uma multidão de 200.000 pessoas.
A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, de aproximadamente 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175 km/h, autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40 metros de comprimento, 10 m de altura e 48 m de largura (envergadura).Ele chegou a ser testado pela Lufthansa, mas fracassado comercialmente e famoso, o DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlim, onde terminou bombardeado e destruído pela RAF durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945.

Para quem quiser comprar o DVD com o documentário completo que custa cerca de 50 Euros, o endereço da Lufthansa é http://tinyurl.com/2fqt2bt

1 comentário

Arquivado em Delírio Cotidiano

Uma resposta para “Cenas da História – DO-X ,o maior avião do mundo fracassa – trailer

  1. PipitoAladin

    Muito interessante,pena q um bando de filhos-da-put@ bombardearam ele,mas eh mt manero,agora o maior aviao eh o Antonov 225(acho q eh isso).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s