Carnaval 2011 : Concurso de Marchinhas do Galo da Meia Noite

Por Carlinhos Maracanã

O Bloco Carnavalesco Galo da Meia Noite está lançando seu Primeiro Concurso de Marchinhas de Carnaval nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Mercado Cultural. As inscrições podem ser feitas na SECEL, (Prédio do Relógio), na Avenida Sete de Setembro, Centro, com Carlos Castro. O Tema será: Galo da Meia Noite, o Rei do Seu Terreiro Natal e as  marchas, evidentemente,  deverão ser inéditas. Os compositores podem fazer contatos também com o presidente Edson Caúla, para receberem o Regulamento. A premiação agraciará apenas o primeiro colocado com R$ 1.000,00 (mil reais) e R$ 200,00 (duzentos reais) para o melhor intérprete. A comissão julgadora será composta de jornalistas, acadêmicos de letras, poetas, compositores e carnavalescos.

Marcha de Carnaval, também conhecida como “marchinha”, é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo. A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917.

A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmem Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly.

Maiores informações sobre o Concurso de Marchinhas de Carnaval da Sociedade Cultural Galo da Meia-Noite pelos fones (69)9981-9672/ 9994-0141/ 9971-3953. O blog do Maracanã é http://painelculturalmaraca.blogspot.com/


2 Comentários

Arquivado em Efêmeras Divagações

2 Respostas para “Carnaval 2011 : Concurso de Marchinhas do Galo da Meia Noite

  1. juvenal luiz neves bastos

    quero me inscrever como devo faser!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s