Livros imprescindíveis para entender Rondônia – 3

REVELANDO PORTO VELHO , do fotógrafo e documentarista Luiz Brito

No jogo do claro-escuro das imagens, Luiz Brito refaz com este livro o antigo sonho da infância perdida de muita gente. O resgate cristalino e autêntico da construção da imagem + ética = imagética de Porto Velho, uma cidade que já nasceu sob o signo da esperança, bafejada por ares cosmopolitas.

Fruto de um trabalho fatigante e teimoso do autor na busca incessante de negativos, slides e cópias em papel, resultaram neste livro rico em detalhes de um passado visualmente delicioso. O resgate fotográfico de uma cidade que se desfigura a cada dia. Que vê desbotar a sua identidade na indiferença e no esquecimento histórico.

É preciso que se defenda nossa história. Que se revele o que fomos às gerações atuais. Que se faça justiça aos pioneiros. E que se mantenha viva a nossa memória, sem o asco dos que se consideram donos da verdade, esqueceram num passado distante que no bom jornalismo tem que ouvir as versões dos fatos, na história oral, segundo ALC,  há a cápsula narrativa e que antiguidade só funciona em quartel : no mundo da informação tem que ter é qualidade e pouca, ou nenhuma, soberba. Parabéns Luiz Brito ! Este humilde blog rende-se ao seu profissionalismo. E vamos em frente, às novas produções, indiferentes às dores-de-cotovelo inevitáveis dos que se achavam caciques só porque colocavam as respectivas bundas em cima de papéis mofados à espera de graus de nobreza feitos de lata.

Deixe um comentário

Arquivado em Livros para entender RO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s